VÍDEO: Força Aérea Ucraniana mostra ataque a pontes em Kursk na Rússia. A Força Aérea Ucraniana (UAF) recentemente divulgou um pequeno filme mostrando a preparação de um MiG-29 (designação OTAN “Fulcrum”) para o ataque a duas pontes sobre o Rio Seym, na cidade russa de Kursk. O armamento utilizado foram bombas guiadas GBU-62 JDAM-ER.
O vídeo mostra os mecânicos fixando a GBU-62 sob a asa do MiG-29 que tem o seu código bort borrado para não identificação. Alguns detalhes interessante são mostrados, como a utilização de um notebook conectado à bomba para transferir as coordenadas do alvo.
Os kits JDAM foram projetados para serem acoplados em vários tipos de “bombas burras”, principalmente da série Mk 80, bem como outras munições projetadas em torno do mesmo fator de carga. Contendo sistema de navegação por GPS, aletas e asas retráteis, o kit transforma essas munições “burras” em armas guiadas de grande precisão que podem ser lançadas a grandes distâncias.
Desenvolvido pela Boeing, em conjunto com a USAF e a Marinha dos EUA, a primeira versão do JDAM (Joint Direct Attack Munition) foi colocada em operação no final da década de 1990. Ela podia ser lançada em distâncias de até 30 km do alvo, que era atingido com aproximadamente 5 metros.
Em 2015 a Boeing e a australiana Defence Science and Technology Group (DSTO) desenvolveram a versão JDAM-ER (Joint Direct Attack Munition – Extended Range), cujos refinamentos aerodinâmicos permitem lançamentos em distâncias ainda maiores, de até 72 km, mantendo a grande precisão.
A Ucrânia recebeu os primeiros kits em meados de 2023, e tem usado em bombas GBU-62 de 500 libras (226 kg), que contém 196 libras (89 kg) de explosivo Tritonal, uma mistura de TNT (80%) e pó de alumínio (20%).
@FFO