VÍDEO: Fiat G91 volta aos céus após quase 30 anos. Faltando poucos dias para as festividades do centenário da Força Aérea Italiana, ou Aeronáutica Militare Italiana (AMI), um ícone da aviação nacional voltou aos céus. O histórico jato militar Fiat G91, fez seu primeiro voo na quarta-feira (14/06), depois de ser completamente restaurado.
A aeronave, matrícula civil italiana I-AMIC, decolou da pista da Base Aérea de Piacenza, sob o comando de Maurizio Lodovisi, um General aposentado e ex-piloto de testes da AMI. O voo de aproximadamente 30 minutos ocorreu sem problemas, e teve como “avião-paquera” um Aermacchi MB-326K pilotado por Renzo Catellani, proprietário de ambas aeronaves.
Este é o único exemplar do “Gina” (apelido dados ao Fiat G91) em operação no mundo, além de ser o primeiro a retornar ao voo desde 1995, quando a Força Aérea Italiana retirou o modelo de operação.
A fuselagem do I-AMIC foi adquirida em 2009 pela Fundação Volafenice, de propriedade de Renzo Catellani. Quando na ativa, este G91 voava na AMI com a matrícula militar MM6305 e ostentava a camuflagem italiana padrão. A restauração começou apenas em 2021, e seu retorno ao voo ocorre nas cores da Frecce Tricolori, a equipe acrobática da AMI, que no passado usou a versão G91PAN entre 1963 e 1982.
Nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2023, a Aeronautica Militare Italiana celebrará seu 100º aniversário, com um grande festival aéreo que será realizado na Base Aérea de Pratica di Mare, em Pomezia, a cerca de 25 km ao sul de Roma. Certamente, o Fiat G91 será uma grande atração neste evento.
@FFO