Vídeo – FAB faz homenagem ao Dia da Aviação de Busca e Salvamento. A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou neste sábado, um vídeo celebrando o Dia da Aviação de Busca e Salvamento, comemorado em 26 de junho.
Neste data, há 54 anos, foi encerrada uma das maiores operações de Busca e Salvamento já realizadas em território brasileiro, onde as equipes localizaram os destroços da aeronave C-47, matrícula FAB 2068, desaparecida na selva amazônica. A FAB empregou 1.054 horas de voo, 347 homens, 33 aeronaves e consumiu, aproximadamente, 800 mil litros de combustível para localizar os avião e seus tripulantes.
As equipes conseguiram resgatar cinco sobreviventes do trágico acidente, que vitimou outras 20 pessoas. Um dos resgatados, ao observar o primeiro homem SAR descendo das copas de gigantescas árvores, eternizou a frase: “EU SABIA QUE VOCÊS VIRIAM!”
As missões de busca e salvamento realizadas pela FAB acontecem sobre todo o território nacional, sobre o mar territorial e ainda em uma ampla área de águas internacionais do Atlântico. Por força de tratados internacionais, o Brasil é responsável por tais missões em uma área de mais de 22 milhões de km², quase três vezes a extensão territorial do País (de 8,5 milhões de km²).
Frequentemente, noticiamos aqui no site da RFA situações reais, onde as unidades de Busca e Salvamento (SAR) das forças armadas e unidades governamentais brasileiras realizam a sua missão: localizar, socorrer e resgatar, para que outros possam viver. Parabéns!
Fonte: FAB