VÍDEO: F-35I Adir de Israel interceptou míssil de cruzeiro em voo. A Força Aérea Israelense (IAF) confirmou um dos seus caças furtivos F-35I Adir realizou a interceptação de um míssil de cruzeiro em voo, supostamente lançado contra o território israelense. Este é o primeiro caso confirmado que um F-35I foi empregado com sucesso contra um alvo deste tipo, e confirma a participação dos Adir na guerra contra o Hamas.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) publicaram um vídeo nas suas redes sociais mostrando a destruição do míssil, sem fornecer detalhes sobre a data e o local da interceptação. Especula-se que o míssil de cruzeiro foi lançado por militantes Houthi, baseados no Iêmen e apoiados pelo Irã.
“Nos últimos dias, um míssil de cruzeiro lançado do sudeste em direção ao espaço aéreo do Estado de Israel foi detectado pelos sistemas de controle e detecção da Força Aérea. Os sistemas seguiram a trajetória do míssil de cruzeiro e utilizaram caças Adir, que o interceptaram com sucesso”, afirmou a IDF em comunicado.
O F-35I é particularmente adequado para combater ameaças aéreas como mísseis de cruzeiro e drones, graças ao seu conjunto avançado de sensores, que inclui um radar AESA altamente sofisticado e um sistema de mira eletro-óptica (EOTS). Para combates ar-ar, os F-35I israelenses estão armados com mísseis ar-ar de médio alcance AIM-120 AMRAAM e mísseis AIM-9X de curto alcance.
A IAF já havia fornecido inúmeras provas das atividades dos seus caças F-15I Ra’am e F-16I Sufa utilizando principalmente munições ar-terra guiadas e não guiadas para combater os terroristas do Hamas. Helicópteros de ataque AH-64 e vários drones, inclusive armados, também participam dos combates. No entanto, ainda não havia qualquer confirmação oficial de que os F-35I Adir estivessem envolvidos nas operações.
A utilização do F-35I Adir em operações de combate não é surpresa. No ano passado, a IDF revelou o envolvimento desses modernos vetores furtivos nos primeiros combates aéreos em 2021, quando abateram pelo menos dois drones iranianos que voavam em direção ao território israelense.
O Adir tem demonstrado que é um poderoso e avançado recurso para a defesa aérea e ataques terrestres. Assim, o governo israelense está ampliando a frota de F-35I da IDF para 75 aeronaves, além de equipá-los com cada vez mais tecnologias e armamentos produzidos no país.
@FFO