Vídeo: F-35B Lighting II a bordo do Izumo. A Força de Autodefesa Marítima do Japão, ou JMSDF (Japan Maritime Self-Defense Force) publicou em suas redes um vídeo das operações dos F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) a bordo do seu porta-helicópteros IDH-183 Izumo . O fato histórico ocorreu durante os testes de verificação de pouso e decolagem, realizados no início deste mês na costa japonesa, que tem por objetivo certificar o navio para as futuras operação dos F-35B da JASDF ou Japan Air Self-Defense Force.
O Ministério da Defesa Japonês confirmou que dois Lockheed Martin F-35B do VMFA-121 – Green Knights e o VMFA-242 – Bats, ambos sediados na Estação Aérea do USMC de Iwakuni, em Yamaguchi operaram embarcados no IDH-183.
Os testes, que duraram quatro dias (3 a 7/10), antecedem a volta das operações de asa fixa, que não ocorrem desde 1945. Tanto o IDH-183 Izumo quanto seu irmão de classe o IDH-184 Kaga irão operando como base para aeronaves STOVL (Vertical/Short Take-Off and Landing) tipo F-35B. Os voos de pouso e descolem e de movimentação no convés fazem parte de um processo de homologação e aprovação das modificações feitas no navio para a operação de aeronaves de asa fixa.
O trabalho de retrofit de Izumo está previsto para serem concluídos em 2026, o que provavelmente trará o retorno dos F-35B USMC de volta a bordo para novos testes, treinamento e certificações, similares aos feitos no HMS Queen Elizabeth da Royal Navy ou o Cavour da Marina Militare, e que, são vitais para a introdução da aeronave stealth STOVL a bordo de porta-aviões.
@CAS