VÍDEO: drone ucraniano atinge helicóptero russo Mi-28 em voo. Um drone operado pelo Comando de Operações Especiais, vinculado ao Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), atingiu e danificou em voo um helicóptero de ataque russo Mil Mi-28 (designação OTAN “Havoc”) na região de Kursk, na Rússia. A ação ocorreu na terça-feira (06/07).
Em uma operação militar considerada “histórica” pelos ucranianos, o pequeno drone desarmado atingiu o rotor de cauda do poderoso helicóptero de ataque russo Mi-28 Havoc. O vídeo foi divulgado nas redes sociais e afirmaram que a aeronave teria sido abatida, o que não foi confirmado oficialmente pelas autoridades ucranianas.
“O SBU demonstrou mais uma vez um alto nível de profissionalismo, criatividade e inovação na destruição do inimigo. Ainda temos muitas surpresas inesperadas para a Rússia”, disse uma fonte militar ucraniana ouvida pelo jornal Kyiv Independent.
Conforme o jornal ucraniano, o blogueiro militar russo Alexei Zemtsov, responsável pelo canal Voevoda Veshchaet, disse que na noite de 06/08 “um helicóptero teria realizado um pouso forçado após ser atingido, e seus tripulantes teriam saído ilesos”. Sem especificar o modelo da aeronave, o blogueiro afirmou a aeronave foi enviada para reparos.
A presença de tropas ucranianas no território russo de Kursk, foi confirmada por Moscou em 06 de agosto, que relatou fortes confrontos na região. Embora Kiev não tenha comentado esta situação, o site DeepState disse que um helicóptero de ataque russo Ka-52 e pelo menos dois tanques foram destruídos na batalha, afirmou o Kyiv Independent.
@FFO