

VÍDEO: drone atinge helicóptero Mi-17 do Exército de Mianmar. Um helicóptero Mil Mi-17 do Exército de Mianmar foi atingido em voo por um pequeno drone armado, operado por rebeldes separatistas. A ação ocorreu em 21/05, quando o helicóptero realizava uma missão de ressuprimento de tropas na região norte do país.
De acordo com as informações, o Comando de Aviação do Exército de Mianmar estava empregando dois Mi-17 na missão de ressuprimento do 21º Comando de Operações Militares em Bhamo, que se encontra sitiada pelos rebeldes. O acesso terrestre à região foi completamente cortado, deixando o abastecimento aéreo a única opção para os militares do governo.
Desta forma, os helicópteros do Exército se tornaram alvos de alto valor para os rebeldes do Exército de Independência de Kachin (KIA). Nesta operação eles utilizaram um drone operado em primeira pessoa (FPV), armado com uma ogiva de alto poder explosivo. O helicóptero atingido caiu, enquanto o outro fez um pouso de emergência. Não há relatos confirmados de vítimas.
O KIA é um dos grupos armados mais ativos na região norte de Mianmar e tem utilizado estratégias não convencionais e armas de precisão nas suas ações. O uso de drones FPV capazes de lançar cargas com precisão introduziu novas vulnerabilidades para as aeronaves que operam em zonas de combate de baixa altitude.
O Exército de Mianmar não emitiu nota oficial sobre a ação.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO