Em 17 de fevereiro, o Ministério de Defesa da Rússia (MoD) divulgou imagens de uma missão de interceptação realizada sobre o Mar Negro. De acordo com o Centro de Controle de Defesa Nacional (NDCC), estações de radar detectaram um tráfego aéreo desconhecido se aproximando da fronteira do estado russo, sobre águas neutras do Mar Negro.
Como de praxe, foi enviada uma patrulha com dois Sukhoi Su-27 do Distrito Militar do Sul, que identificaram uma esquadrilha de aeronaves da Armée de l’Air et de l’Espace, ou Força Aérea Francesa, com três aeronaves. Compunham a esquadrilha dois caças Mirage 2000 e um C-135FR, matrícula 737/31-CI, do Escadron de Ravitaillement en Vol 4/31 “Sologne”.
“Para identificar alvos aéreos e prevenir a violação da fronteira do estado russo, dois caças Su-27 das Forças de Defesa Aérea do Distrito Militar do Sul. Os pilotos russos identificaram os alvos aéreos como um grupo de aviões da Força Aérea Francesa consistindo de uma aeronave de reabastecimento KC-135 e duas aeronaves Mirage 2000, e os escoltou sobre o Mar Negro. Violações da fronteira da Federação Russa não serão permitidas”, informou o Ministério de Defesa Russo.
Missões de interceptação de aeronaves da Rússia e os países ocidentais são rotineiras. A última vez os aeronaves francesas foram interceptadas pela Rússia, ocorreu sobre o Mar Negro em outubro do ano passado.
@FFO