VÍDEO: documentário celebra o Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares. Em comemoração ao Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares, celebrado nesta quarta-feira (09/04), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou o primeiro episódio do documentário “LINCE: Controlar para Defender”. A produção abordará a trajetória desses profissionais desde o ingresso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) até a especialização para atuarem na Defesa Aérea.
A data passou a fazer parte do calendário comemorativo da Força Aérea Brasileira (FAB) em novembro de 2023 e remete à primeira interceptação real realizada pelo Primeiro Centro de Operações Militares (COpM 1), em 1982, em Brasília, no espaço aéreo brasileiro envolvendo uma aeronave estrangeira. “Este dia reforça a importância histórica e estratégica que esses profissionais possuem para a segurança e a integridade de nossa nação”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
A capacitação dos controladores dura, em média, quatro anos, e é realizada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Após a conclusão da especialização exclusiva na Defesa Aérea, os controladores são representados pela palavra genérica “LINCE” seguida de um número que os identificam de maneira vitalícia.
Os militares são responsáveis pela transmissão de informações aos pilotos para a execução das medidas de policiamento do espaço aéreo, pela proteção das nossas fronteiras e pelo socorro em voo a aeronaves civis e militares. Eles podem atuar nos quatro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), localizados nas cidades de Brasília, Curitiba, Recife e Manaus, nos Grupos de Comunicação e Controle (GCC) e embarcados na aeronave E-99 do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião.
Fonte: DECEA
@FFO