Vídeo do acidente com o F-35C da US Navy. Em 24 de janeiro de 2022, um F-35C Lightning II da Marinha dos Estados Unidos (USN – US Navy) caiu do convés do porta-aviões USS Carl Vinson, durante uma tentativa de pouso. O piloto ejetou com segurança da aeronave, que afundou no Mar da China Meridional, mas sete marinheiros ficaram feridos ao serem atingidos por pedaços do jato.
Imagens de vídeo da câmera Pilot Landing Aid Television (PLAT) do USS Carl Vinson’s Pilot’s Landing Aid Television (PLAT) vazaram online, mostrando o que aconteceu com o F-35C. O vídeo foi publicado no Reddit e mostra tanto a câmera PLAT, quanto o ponto de vista da Ilha de Comando do porta-aviões.
A filmagem foi feita da tela de um computador, e inicia mostrando o jato na rampa de descida final, com uma taxa de afundamento crescente. Pouco antes do toque, por rádio, o Landing Signal Officer (LSO) ou “Paddles” comanda “POWER!”, orientando o piloto para dar potência, antes de bradar desesperado “WAVE OFF, WAVE OFF!” ordenando para o piloto cancelar o pouso e arremeter.
Quando a tripulação do porta-aviões aciona o plano de emergência de incêndio, o vídeo muda para a outra câmera, que mostra o piloto ejetando enquanto a aeronave desliza de lado e em chamas, até cair do convés no mar. Alguns pedaços em chamas voaram em direção a outras aeronaves estacionadas, com a equipe de emergência intervindo rapidamente para apagar o princípio de incêndio.
A US Navy ainda não forneceu outros detalhes adicionais sobre o acidente, que está sob sigilo de investigação.
@FFO