Vídeo: disparo certeiro de um Bayraktar TB2 contra um Mi-8 russo. As tropas ucranianas continuam combatendo as forças de ocupação russas na Ilha da Cobra, no Mar Negro. Um vídeo publicado domingo (08/05) pelo Comando Operacional do Sul mostra um disparo certeiro de um drone Bayraktar TB2 contra um helicóptero de transporte russo Mi-8, pousado na Ilha.
Serhiy Bratchuk, porta-voz da administração militar da região de Odessa, disse que um helicóptero russo na ilha foi atingido e destruído na noite de sábado (07). O helicóptero atingido teria sido um Mi-8AMTSh do 487º Regimento de Helicóptero da Federação Russa, e que a bordo estaria um Oficial Vice-Comandante de Regimento. “Estamos expulsando o inimigo de cada pedaço de nossa terra, mesmo de uma pequena ilha, do mar e até do ar”, disse o Comando ucraniano
Bratchuk também disse que um pequeno barco russo de desembarque, com capacidade para cerca de 80 a 100 militares foi eliminado, bem como dois barcos de patrulha da classe Raptor.
Já o Ministério da Defesa da Rússia deu uma versão muito diferente dos eventos. O Major-General Igor Konashenkov disse que, durante a noite de sábado, mais dois bombardeiros Su-24 ucranianos e um helicóptero Mi-24 da Força Aérea Ucraniana foram destruídos por sistemas de defesa aérea russos sobre a ilha.
Ambos os lados também relataram ataques perto do porto de Odessa. Os russos disseram ter derrubado um drone de combate Bayraktar-TB2, enquanto os militares ucranianos disseram ter interceptado dois mísseis de cruzeiro lançados por aeronaves russas.
A pequena Ilha da Cobra, localizada no Mar Negro, se tornou um símbolo da resistência ucraniana depois que um grupo de guardas de fronteira do país rejeitou o ultimato de rendição apresentado pelo Destróier Russo Moskva. “Vão se f…'”, gritaram militares ucranianos para os russos, antes de serem mortos em Ilha.
@FFO