VÍDEO: Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro na Operação Escudo Tínia 2022, uma atividade concebida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em coordenação com o Comando de Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro.
Entre os dias 07 e 20 de novembro, o Comando de Defesa Antiaérea do Exército (Cmdo DAAe Ex) participou do Exercício Conjunto ESCUDO-TÍNIA 2022, realizado na região sul do país. A Operação teve como objetivo o aprimorar o adestramento avançado de Unidades de Defesa Antiaérea (DAAe) da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira em um cenário fictício de dupla ação.
O adestramento envolve aeronaves e mísseis para defesa de pontos e zonas sensíveis de superfície, de forças terrestres ou navais, interdição de um espaço aéreo condicionado ou em zona de combate. A Defesa Antiaérea também é importante na estratégia de defesa de um país. Tal sistema exige total integração com variados sistemas de comando e controle e o adestramento constante devido às suas peculiaridades e complexidade.
Sua operação deve ser possível durante o dia ou a noite, em atmosfera limpa ou nublada. Nesse cenário criado pela FAB, em que atuam em conjunto a Marinha do Brasil (MB) e o Exército Brasileiro (EB), foram coordenadas as Ações de Defesa Antiaérea, Supressão de Defesa Antiaérea Inimiga e Vigilância e Controle do Espaço Aéreo.
@FFO