Vídeo da queda do F-35B da RAF. Surgiu no Twitter ontem, um vídeo sem muita qualidade da queda do Lockheed Martin F-35B da Royal Air Force (RAF) logo após correr sobre a rampa do skyjump do porta-aviões Queen Elizabeth. Na imagem é possível ver que o caça não consegue a velocidade ideal para decolar, caindo na sequência pela borda da rampa de decolagem, pouco antes do piloto ejetar.
Informações preliminares dão conta que a queda de um F-35B da Royal Air Force (RAF), logo após decolar do porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth (R08), no dia 17 de novembro, teria sido causada por uma “capa plástica” que não teria sido retirada da aeronave no check pré-voo. A suspeita foi levantada pelo tabloide britânico The Sun e parece que se torna mais plausível ao vermos o vídeo. Algo teria “limitado a potência” o F-35 durante a decolagem.
Pertencente ao 617 Squadron – “The Dambusters”, o F-35B caiu no Mar Mediterrâneo logo após decolar do HMS Queen Elizabeth (R08). O piloto ejetou em segurança e foi resgatado por equipes SAR do navio, através de um helicóptero Merlin Mk4.
Um porta-voz do Ministério da Defesa do Reino Unido disse que as autoridades estão “cientes de um vídeo que circula na Internet”, destacando que “é muito cedo para comentar as possíveis causas deste incidente”. A declaração foi dada a imprensa britânica ontem, com a informação que uma investigação ainda está em curso.
Uma fonte do jornal Daily Mail lembrou que o piloto percebeu o problema e tentou abortar a decolagem, mas não conseguiu parar o avião antes que ele atingisse o final da pista do porta-aviões. Além disso, disse que o pessoal da Marinha detectou o problema “quase imediatamente”, uma vez que as regras relativas à retirada de capas protetoras e tampas das tomadas de ar do motor antes dos voos são “extremamente rígidas”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS