O Ministério de Defesa da Rússia (MOD) divulgou imagens do treinamento de tripulantes para guerra antissubmarino (ASW) da Aviação Naval Russa. Pelo menos cinco Ilyushin Il-38 e Il-38N, operados pela Frota do Pacífico, voaram em formação, realizando missões de ataques a um alvo subaquático, simulando um submarino inimigo.
A operação foi realizada em uma área restrita de treinamento, onde as tripulações efetuaram desde a busca, detecção, marcação e ataque ao “submarino inimigo”, que foi destruído com cerca de 50 projéteis de treinamento com cargas de profundidade. Além disso, os tripulantes da esquadrilha IL-38 lançaram diversas minas nas possíveis rotas por onde navios de superfície e submarinos inimigos poderiam se deslocar.
O Il-38 é uma versão de patrulha marítima e guerra antissubmarino (MPA/ASW), desenvolvida para a Marinha Russa, à partir do quadrimotor civil Ilyushin Il-18. Designado pela OTAN como “May”, a versão Il-38N está equipada com um radar Novella P-38, capaz de detectar alvos aéreos a distâncias de até 90 quilômetros, ou na superfície em um raio de 320 quilômetros, podendo acompanhar até 32 plotes simultaneamente, inclusive submersos. A tripulação do Il-38 está composta por dois pilotos, navegador, engenheiro de voo, operador de radar, operador do receptor o e rádio-operador. Estima-se que 28 Il-38N estejam em serviço nas frotas do Norte e Pacífico da Aviação Naval russa.
@FFO