

VÍDEO: China vaza imagens do seu caça furtivo J-35 operando no novo porta-aviões Fujian. A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) vazou imagens do caça furtivo Shenyang J-35 operando a bordo do Fujian (18), seu terceiro e mais novo porta-aviões e único equipado com o sistema de catapulta de lançamento eletromagnética (EMALS).
As imagens mostram mais alguns detalhes dos testes operacionais que envolvem o caça furtivo e o novo porta-aviões chinês. É possível ver a movimentação dos militares no convoo e o lançamento do J-35 pelo sistema EMALS do Fujian.
O sistema de lançamento eletromagnético representa um avanço significativo para a aviação naval chinesa. Ele permite a operação de aeronaves mais pesadas, transportando mais cargas e combustível, o que não acontece nos dois outros porta-aviões chineses, o Liaoning (16) e o Shandong (17), ambos equipados com rampas de salto (ski-jump).
Não há declaração oficial sobre o vídeo, mas analistas afirmam que a integração do J-35 ao Fujian está em um estágio avançado de testes. Esta é uma importante etapa a ser vencida, antes da incorporação do caça ao Grupo Aéreo Embarcado do Fujian, que será composto por caças J-15T e pelas aeronaves KJ-600 de alerta aéreo antecipado e controle.

A Shenyang Aircraft Corporation desenvolveu duas versões do seu caça de quinta geração, a J-35A para operações convencionais terrestres para a Força Aérea (PLAAF) e o J-35 naval para operações embarcadas no porta-aviões da Marinha Chinesa (PLAN).
Por enquanto o Fujian (18) é o único porta-aviões da PLAN capaz de operar o J-35. Esta situação mudará nos próximos anos, quando a indústria naval chinesa entregar o primeiro porta-aviões de propulsão nuclear para a Marinha, maior que os atuais e também equipado com sistema de lançamento eletromagnético.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO