• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

VÍDEO: China vaza imagens do seu caça furtivo J-35 operando no novo porta-aviões Fujian

19 de janeiro de 2026
VÍDEO: China vaza imagens do seu caça furtivo J-35 operando no novo porta-aviões Fujian. Foto: redes sociais.
VÍDEO: China vaza imagens do seu caça furtivo J-35 operando no novo porta-aviões Fujian. Foto: redes sociais.

VÍDEO: China vaza imagens do seu caça furtivo J-35 operando no novo porta-aviões Fujian. A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) vazou imagens do caça furtivo Shenyang J-35 operando a bordo do Fujian (18), seu terceiro e mais novo porta-aviões e único equipado com o sistema de catapulta de lançamento eletromagnética (EMALS).

As imagens mostram mais alguns detalhes dos testes operacionais que envolvem o caça furtivo e o novo porta-aviões chinês. É possível ver a movimentação dos militares no convoo e o lançamento do J-35 pelo sistema EMALS do Fujian.

J-35 sendo posicionado para o lançamento pela catapulta EMALS do Fujian. Fonte: redes sociais.

O sistema de lançamento eletromagnético representa um avanço significativo para a aviação naval chinesa. Ele permite a operação de aeronaves mais pesadas, transportando mais cargas e combustível, o que não acontece nos dois outros porta-aviões chineses, o Liaoning (16) e o Shandong (17), ambos equipados com rampas de salto (ski-jump).

Não há declaração oficial sobre o vídeo, mas analistas afirmam que a integração do J-35 ao Fujian está em um estágio avançado de testes. Esta é uma importante etapa a ser vencida, antes da incorporação do caça ao Grupo Aéreo Embarcado do Fujian, que será composto por caças J-15T e pelas aeronaves KJ-600 de alerta aéreo antecipado e controle. 

Equipado com o sistema de lançamento eletromagnético, o porta-aviões Fujian (18) é capaz de operar com aeronaves mais pesadas como o J-35. Foto: reprodução do vídeo.
Equipado com o sistema de lançamento eletromagnético, o porta-aviões Fujian (18) é capaz de operar com aeronaves mais pesadas como o J-35. Foto: reprodução do vídeo.

A Shenyang Aircraft Corporation desenvolveu duas versões do seu caça de quinta geração, a J-35A para operações convencionais terrestres para a Força Aérea (PLAAF) e o J-35 naval para operações embarcadas no porta-aviões da Marinha Chinesa (PLAN).

Por enquanto o Fujian (18) é o único porta-aviões da PLAN capaz de operar o J-35. Esta situação mudará nos próximos anos, quando a indústria naval chinesa entregar o primeiro porta-aviões de propulsão nuclear para a Marinha, maior que os atuais e também equipado com sistema de lançamento eletromagnético.

China inicia construção do seu quarto porta-aviões, o primeiro movido a energia nuclear

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login