Vídeo – China testa drone de grande porte para até 700 kg de carga util. A indústria chinesa está trabalhando no desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado (UAV) de grande porte. Desenvolvido pela AVIC (Aviation Industry Corporation of China) o drone HH-100 deverá ter um peso máximo de decolagem de até duas toneladas e capacidade para 700 kg de carga útil.
De acordo com a AVIC, o HH-100 concluiu na semana passada os testes de taxiamento automático de alta velocidade no Aeroporto de Yangchang, na província de Sichuan, sudoeste do País. Agora a AVIC prepara o drone para seu voo inaugural.
Informações da mídia estatal chinesa relataram que o protótipo do HH-100 foi montado e transferido para Yangchang em dezembro do ano passado. Os testes de taxiamento começaram em fevereiro de 2024. O jornal estatal Global Times publicou um vídeo em 07 de abril mostrando o UAV durante os testes de solo em alta velocidade, salientando que “o desempenho foi estável”.
O HH-100 será utilizado principalmente em missões de transporte logístico, monitoramento e combate a incêndios florestais, ajuda em desastres, retransmissão de comunicações e ações de chuva artificial. Não foi especificado se serão utilizados em aplicações militares, o que é esperado.
A aeronave tem capacidade de carga útil planejada de 700 kg, velocidade de cruzeiro de 300 km/h, teto de serviço de 5.000 m e alcance máximo acima de 500 km com carga útil máxima.
A China está há algum tempo estudando drones pesados. Em 25 de outubro de 2022 o TB0D Scorpion D da Tengden Technology completou com sucesso o seu voo inaugural. A aeronave quadrimotora tem uma envergadura de 20 metros, comprimento de 10,5 metros e altura de 3,1 metros. Seu peso máximo de decolagem é superior a quatro toneladas, e a capacidade de carga útil de 1,5 toneladas (saiba mais).
@FFO