O Ministério de Defesa do Cazaquistão divulgou um vídeo mostrando uma sequência de treinamento com os seus drones de ataque. O filme mostra a operação de um UAV Wing Loong, ou Pterodáctilo I, produzido pela Chengdu Aircraft Industry, subsidiária da Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
O material divulgado mostra desde a preparação do UAV antes da decolagem, o operador do Exércio Cazaque na estação de controle da aeronave realizando missão vigilância, e o ataque à um alvo terrestre localizado em uma área de testes.
Em operação no Cazaquistão desde 2015, os Wing Loong é uma aeronave de combate não tripulada do tipo MALE (Média Altitude e Longa Duração), com características e finalidades similares ao americano MQ-1 Predator da General Atomics.
Equipado com um motor à pistão de 100 cv, o UAV Pterodáctilo I tem peso de decolagem de aproximadamente 1.100 kg e carga útil de até 200 kg. É capaz de operar em modo automático por até 20 horas e voar até 4.000 quilômetros. Pode ser equipado com vários tipos de armamentos, como bombas guiadas YZ-102A, LS-6/50, YZ-121 e mísseis guiados por laser Blue Arrow 7 com alcance de até sete quilômetros, o qual foi usado nos testes divulgados nos vídeos.
Além do Wing Loong, o Exército do Cazaquistão opera o drone de reconhecimento de menor porte SkyLark, produzidos pela israelense Elbit System, com autonomia de três horas de voo e um raio de ação de até 40 quilômetros.
Desde 2018 o Centro de Pesquisa da Universidade de Defesa Nacional está trabalhando no desenvolvimento de um protótipo do veículo aéreo não tripulado militar “Chagala”, que atualmente está em fase de testes de voos.
@FFO