

VÍDEO: cartel de drogas colombiano usa drone para abater UH-60 Black Hawk da Polícia Nacional. A Polícia Nacional Colombiana (PNC) confirmou que um dos seus helicópteros UH-60 Black Hawk foi abatido por um drone durante uma missão de combate aos cartéis de drogas na região de Antioquia. Todas as doze pessoas a bordo do helicóptero morreram na queda.
Segundo as informações oficiais, o Black Hawk transportava tropas para áreas rurais perto de Amalfi com o objetivo de erradicar plantações de coca, matéria-prima para a produção de cocaína. O helicóptero sofreu o ataque de um pequeno drone armado com explosivos enquanto realizava procedimento para pousar em uma encosta.
Um vídeo feito por outro helicóptero que coordenava a operação gravou o momento em que o UH-60 da PNC foi atingido e destruído no ataque. O governador de Antioquia, Andrés Julián, publicou na sua rede social que um drone atacou o helicóptero enquanto ele sobrevoava as plantações de coca.
A mídia local noticiou que 12 pessoas foram mortas no ataque. O presidente colombiano, Gustavo Petro, e o ministro da Defesa, Pedro Sánchez, culparam facções dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o extinto grupo insurgente de esquerda.

O governo tem recorrido cada vez mais a helicópteros Black Hawk para transportar forças de segurança a áreas remotas onde operam grupos armados e cartéis. Mas esse recente ataque ressalta o uso crescente de drones por organizações criminosas e insurgentes na Colômbia.
Autoridades nacionais afirmaram que as forças de segurança continuarão suas operações em Antioquia, bem como enfatizaram que novas medidas antidrones serão consideradas para evitar novos ataques contra meios de aviação militar e policial.
A Polícia Nacional da Colômbia opera uma frota de aproximadamente 30 helicópteros Black Hawk, incluindo as versões UH-60L recebidos a partir do final de 1999, UH-60A entregues a partir de meados de 2017 e UH-60A+ recebidos no ano passado dos EUA.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO