VÍDEO: caças Saab Gripen C/D tailandeses realizam decolagens e pousos em taxiway. A Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) recentemente conduziu operações inéditas de pousos e decolagens em taxiways com seus caças Saab JAS39 Gripen C/D, em vez das pistas convencionais.
Nos testes, o Gripen D (biposto) RTAF 70104 decolou e pousou com sucesso na taxiway Charlie (“C”) do Aeroporto Internacional Surat Thani (VTSB), a qual tem apenas 610 metros de comprimento e 22 metros de largura. Em comparação, a pista principal de pouso e decolagem deste aeroporto tem 3.000 metros (comprimento) x 45 metros (largura).
O exercício serviu para comprovar as capacidades operacionais dos Saab JAS39 Gripen C/D, bem como aprimorar as habilidades dos pilotos de caça do “701 Sq” quando operando em condições e locais restritos e adversos.
Atualmente a RTAF possui 11 caças Gripen C/D e pretende adquirir mais três unidades para repor perdas operacionais. Além disso, o governo tem planos para comprar 16 novos caças que substituirão os F-16A/B Block 10/15 Fighting Falcon mais antigos.
Em agosto de 2024, a RTAF anunciou que após profunda análise, o Saab Gripen E/F (versão mais avançada do JAS39) saiu vencedor na concorrência internacional que tinha como principal adversário o norte-americano Lockheed Martin F-16 Block 70/72.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO