VÍDEO: caças russos Su-35 assediam drones MQ-9 da USAF sobre a Síria. A USAF divulgou um comunicado – seguido de filmagem – dos seus drones MQ-9 sendo assediados de forma insegura por pilotos de caças russos Sukhoi Su-35 sobre a Síria. O fato ocorreu ontem (05/07), e foi tornado público pelo Comando Central (CENTCOM) da USAF.
“Aproximadamente às 10h40 de hoje [05/05], caças russos se envolveram em uma interação insegura e não profissional com aeronaves dos EUA sobre a Síria. Três drones MQ-9 norte-americanos conduziam uma missão de classificação de alvos do ISIS em território sírio, quando três caças russos começaram a assediá-los”, disse o CENTCOM em comunicado.
O comunicado segue descrevendo a ação dos russos: “Contrariando as normas e protocolos estabelecidos, os pilotos dos jatos russos lançaram vários sinalizadores com páraquedas em frente aos nossos drones, forçando-os a realizar manobras evasivas. Além disso, um dos pilotos russos posicionou sua aeronave em frente de um MQ-9 e acionou o pós-combustor, reduzindo assim a capacidade do operador de operar o drone com segurança“, destacou o comunicado.
O CENTCOM finaliza afirmando que “Esses eventos representam outro exemplo de ações não profissionais e inseguras das forças aéreas russas que operam na Síria, que ameaçam a segurança das forças americanas na região”.
Fonte: USAF
@FFO