VÍDEO: caça russo danifica drone MQ-9 da USAF sobre a Síria. Os Estados Unidos relataram que pilotos de caças russos novamente assediaram drones MQ-9 da USAF sobre a Síria. De acordo com a nota oficial do Comando Central da USAF (AFCENT), a aeronave não tripulada norte-americana foi danificada por flares lançados pelo Sukhoi Su-27 Flanker russo.
“Às 12h23 (EST) de 23 de julho de 2023, um caça russo voou perigosamente próximo de um drone americano MQ-9, que estava em missão de combate ao ISIS, lançando sinalizadores [flares] diretamente sobre o UAV. Um dos dispositivos lançados pelo russo atingiu o MQ-9, danificando seriamente sua hélice. Felizmente, os operadores conseguiram manter o voo e trazer a aeronave com segurança à sua base”, informou em nota do AFCENT.
Não foi o primeiro atrito entre aeronaves russas e norte-americanas sobre a Síria. Recentemente noticiamos outros casos semelhantes, inclusive envolvendo aeronaves francesas que também compõem a coalização que combate o grupo do Estado Islâmico na região (saiba mais aqui).
“O flagrante desrespeito do caça russo pela segurança de voo prejudica nossa missão de garantir a derrota duradoura do ISIS. Pedimos às forças russas na Síria que ponham fim imediato a esse comportamento imprudente, não provocado e não profissional”, encerra a nota assinada pelo Ten Gen Alex Grynkewich, Comandante do Componente Aéreo das Forças Combinadas (CFACC) para CENTCOM.
Os EUA faz parte de uma coalizão internacional que luta contra o Estado Islâmico (ISIS), que já controlou as maiores partes da Síria. Em 2015 a Rússia se juntou o presidente sírio, Bashar Assad, para ajudar o governo no combate ao ISIS.
@FFO