VÍDEO: caça chinês J-16 cruza em frente a um RC-135 da USAF. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) acusaram que o piloto de um caça caça chinês Shenyang J-16 conduziu uma manobra insegura durante uma interceptação de uma aeronave de vigilância RC-135V Rivet Joint da USAF. A ação aconteceu em 26 de maio no Mar da China Meridional, e foi gravada em vídeo por um tripulante do Boeing norte-americano.
O Comando Indo-Pacífico dos EUA (INDOPACOM) disse em comunicado que o J-16 da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF) “realizou uma manobra agressiva e desnecessaria durante a interceptação de uma aeronave RC-135 da USAF”, acrescentando que o “piloto chinês voou diretamente à frente do RC-135, obrigando a aeronave norte-americana a voar através da sua esteira de turbulência.”
O vídeo do incidente divulgado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, mostra que o chinês J-16 se aproxima pela direita do RC-135, voando a uma distância relativamente segura. Posteriormente o piloto chinês realiza uma curva para cruzar intencionalmente em frente ao RC-135, e gerar a esteira de turbulência.
De acordo com o comunicado do INDOPACOM, o RC-135 estava realizando uma missão de de rotina, em espaço aéreo internacional sobre o Mar da China Meridional e de acordo com as regras.
A nota termina salientando que “os Estados Unidos continuarão a voar, navegar e operar – com segurança e responsabilidade – onde quer que a legislação internacional permita, e a Força Conjunta Indo-Pacífico dos EUA continuará a voar no espaço aéreo internacional com o devido respeito pela segurança de todas as embarcações e aeronaves sob proteção internacional. lei. Esperamos que todos os países da região do Indo-Pacífico usem o espaço aéreo internacional com segurança e de acordo com a lei internacional”.
@FFO