VÍDEO: C295 da Indonésia perdeu trem de pouso dianteiro ao tocar na pista. Um Airbus C295 da Força Aérea das Filipinas (PhAF) perdeu o trem de pouso dianteiro logo após tocar na pista de pouso no Aeroporto de Basco (RPUO/BSO), província de Batanes, Filipinas. Ninguém ficou ferido no incidente, que interditou o aeroporto por algumas horas, até a remoção da aeronave.
O caso ocorreu no dia 1º de novembro, quando o C295 do 221º Esquadrão de Transporte Aéreo, matrícula militar 217, transportava suprimentos em socorro aos afetados pelo tufão Leon. De acordo com o Coronel Maria Consuelo Castillo, porta-voz da PhAF, a aeronave sofreu um colapso no trem dianteiro, após tocar na pista 06 de Basco.
Interessante observar que a pista 06 do Aeroporto de Basco é utilizada apenas para pousos, enquanto as decolagens são feitas normalmente pela cabeceira oposta (24). Isto ocorre porque na reta de decolagem da pista 06 fica o Monte Iraya, com uma elevação de aproximadamente mil metros.
Em 30 de outubro, o tufão Leon, de categoria cinco, atingiu Batanes causando grandes estragos e afetando a vida de mais de 1.500 pessoas que tiveram que evacuar suas residências. Quanto ao incidente com o C295, a PhAF abriu uma investigação para determinar as causas.
@FFO