O Rainbow Canyon, “Star Wars Canyon” ou “Jedi Transition”, é um desfiladeiro localizado no Parque Nacional do Vale da Morte, Condado de Inyo, Califórnia. O local é conhecido pelas incríveis manobras que eram realizadas pelos pilotos militares americanos, ao descer em atitudes e ângulos acentuados, contornando paredes do cânion, até o fundo do cânion, saindo pelo Vale do Panamint.
Na parte de cima das elevações, acumulavam-se fotógrafos de aviação em busca de uma imagem radical das aeronaves cruzando o vale. Embora os jatos de combate chamassem mais atenção, a passagem de outros tipos de aeronaves deixaram os espectadores enlouquecidos, o que inclui os grandes aviões de transporte C-17 Globemaster III.
Infelizmente esses voos foram restringidos após um acidente fatal, envolvendo um F/A-18E Super Hornet da U.S. Navy, que se chocou contra a parede sul do cânion em 31 de julho de 2019. O fato causou a morte do piloto do caça, e feriu sete turistas franceses que estavam cerca de 12 metros acima do local do impacto.
Um vídeo filmado do cockpit de um C-17A da Base Aérea de Denver, Delaware, voando no Star Wars Canyon, foi publicado no Youtube em junho de 2019, antes do trágico acidente, e mostra os tripulantes à bordo de um C-17 de Dover AFB, se aproximando do cânion antes de iniciar um mergulho acentuado com curvas fechadas, e então começar o voo serpenteando no interior do vale. O vídeo mostra o quão perto a aeronave estava das paredes e do desfiladeiro, principalmente pelos contínuos alertas sonoros de “sink rate” (razão de descida) e pela turbulência orográfica experimentada em um voo tão próximo às paredes do cânion.
Vale a pena assistir o histórico vídeo que oferece uma noção da dificuldade de voar rápido e baixo com esse gigante de transporte da USAF.
@FFO