Vídeo – C-130M da FAB lançando suprimentos na Antártida. Um C-130M Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou no último dia 26 de agosto, o ressuprimento aéreo da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). A operação faz parte do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), gerenciado pela Marinha do Brasil (MB).
No voo da última quinta-feira, o C-130M, FAB 2471, lançou cerca de 1,5 toneladas de alimentos frescos, peças sobressalentes e equipamentos, garantindo a continuidade das atividades das atividades do Brasil na Antártida.
Entre os materiais entregues pelo “Gordo 71”, estava uma remessa muito especial de 30 doses da vacina contra a Covid-19. Com elas, será iniciado o início do processo de vacinação do contingente de militares do Grupo-Base, que guarnece a Estação brasileira.
A aplicação da primeira dose foi realizada no sábado (28/08), e da segunda será ministrada após o intervalo de 8 semanas, permitindo a completa imunização dos militares antes da chegada dos navios polares na Baía do Almirantada, na Operação Antártica XL.
Os voos de ressuprimento aéreo da Operação Antártica (OPERANTAR), são realizados pelo 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão (RJ), única unidade da FAB habilitada para realizar as missões para o PROANTAR. Durante o inverno antártico, quando as águas congelam no entorno da Baía do Almirantado, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamento aéreos realizados pelos C-130M do “Gordo”.
@FFO