Vídeo – bombardeiro russo Tu-22 cai ao regressar de missão na Ucrânia. Um bombardeiro Tupolev Tu-22M3 da Força Aérea Russa (RF VKS) caiu hoje (18/04) na região de Stavropol Krai, sudoeste do País, enquanto regressava de missão na Ucrânia. De acordo com o Ministério da Defesa, os quatro tripulantes ejetaram, sendo que três foram localizados em segurança e um morreu.
A informação oficial é que o bombardeiro supersônico Tu-22M3 retornava de uma missão de combate na Ucrânia, quando sofreu uma falha técnica que causou a perda de controle. Todos os quatro tripulantes ejetaram da aeronave, que estava desarmada e caiu em uma área desabitada. Imagens gravadas por testemunhas mostram o Tu-22 em queda, aparentemente com fogo nos motores.
Três tripulantes foram localizados pelas equipes de busca e encaminhados ao hospital local, disse o governador da região de Stavropol. O quarto tripulante foi encontrado morto pelas equipes de resgate.
The Ukrainian Air Force is claiming Responsibility for the Shoot Down and Crash last night of a Russian Tu-22M3 “Backfire” Strategic Bomber over the Stavropol Krai Region of Southwestern Russia, which is roughly 400 Miles from the Ukrainian Frontline, making this claim Incredibly… pic.twitter.com/fe5x4Spn7m
— OSINTdefender (@sentdefender) April 19, 2024
Por sua vez, as Forças Armadas da Ucrânia, com suporte do Serviço de Inteligência Nacional, assumiram a responsabilidade por ter abatido o jato que voava há mais de 400 km da fronteira, dentro do território russo. Apesar desta alegação, especialistas acham improvável este ataque tenha sido realizado nesta distância.
Os bombardeiros supersônicos com asas de geometria variáveis Tupolev Tu-22M3 (código OTAN “Backfire”), são projetos desenvolvidos na Guerra Fria, que foram modernizados ao longo das décadas. A Força Aérea Russa vem utilizando essas aeronaves ativamente em ataques contra a Ucrânia, desde o início da sua invasão ao País vizinho em fevereiro de 2022.
@FFO