Vídeo – Boeing C-17 com lançador de mísseis hipersônicos “tipo revólver”. A Boeing recentemente apresentou para a USAF o sistema de lançamento aéreo de mísseis hipersônicos do tipo “revólver”, desenvolvido para uso nos aviões de transporte de grande porte como os C-17 Globemaster III.
Há anos a USAF busca alternativas para utilizar a sua enorme frota de aviões de transporte em missões de combate, atuando como plataformas de lançamentos para vários tipos de mísseis de cruzeiro, ataques a alvos terrestres e aos mais recentes hipersônicos.
Entre as razões desses projetos está a mudança de foco nas operações militares dos EUA, que por anos ficou voltada para o Oriente Médio em missões de contra-insurgência e contra-terrorismo. Agora a atenção se volta para um potencial conflito com a China, que visa Taiwan e um possível um conflito armado de alta intensidade em caso de invasão a ilha.
Entre as propostas que surgiram, uma delas é equipar a grande frota de aviões de de transporte tático e estratégico da USAF com sistemas de lançamento de mísseis, como o conceito proposto pela Boeing.
Designado informalmente pela mídia como “Buda”, o sistema de lançamento de mísseis do tipo revólver fica instalado no compartimento de cargas das aeronaves de grande porte. A proposta da Boeing permite o lançamento rápido de até 12 mísseis hipersônicos. Não há nenhuma informação oficial sobre o andamento deste projeto.
@FFO