VÍDEO: Boeing 757 presidencial argentino chega em grande estilo. O novo Boeing 757-200 VIP comprado pelo governo da Argentina para servir como aeronave presidencial, chegou em Buenos Aires na tarde chuvosa desta quinta-feira (25/05). Ostentando as cores da bandeira nacional, o jato realizou uma passagem a baixa altura sobre a pista do Aeroporto Jorge Newbery, o Aeroparque, chamando a atenção dos espectadores.
O voo de translado iniciou cerca de sete horas antes no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, onde o Boeing 757, matrícula ARG-01, permaneceu estacionado por alguns dias. Ele foi revisado e pintado em uma empresa especializada sediada no Aeroporto Regional de Salina (SNS/KSNS), no Kansas, de onde voou na semana passada para Dallas e posteriormente Miami.
O novo 757 presidencial
Fabricado no início do ano de 2000, este Boeing 757-256 (c/n 29306) foi originalmente entregue em abril daquele ano para a companhia espanhola Iberia (matrícula EC-HIP e nome de batismo “Panamá”). Em setembro de 2005 o jato foi vendido para a empresa Funair Corporation (N757AG), que o converteu para transporte executivo. Em janeiro de 2017 o B757 foi adquirido pela Validus Aviation (N757AG).
Em março deste ano, o governo argentino comprou o 757 VIP da empresa C&L Aerospace, para servir ao gabinete da presidência. A negociação envolveu o repasse do antigo B757 “Tango 01”, estacionado desde 2015 na Base Aérea de El Palomar, Buenos Aires, além de um empréstimo de US$ 25 milhões.
Matriculado ARG-01, o 757 VIP recebeu uma vistosa pintura com as cores e símbolos da bandeira nacional, além do escudo da República Argentina e a silhueta das Ilhas Malvinas na parte dianteira. Sua configuração VIP poderá acomodar até 39 passageiros, além de contar com uma suíte master e dois ambientes reservados para reuniões.
O novo jato VIP será operado pelo Agrupamento Aéreo Presidencial (Agrupación Aérea Presidencial), um setor com estrutura civil, ligado diretamente ao gabinete do Presidente, que reúne a frota que transporta o alto escalão da República Argentina (detalhes aqui).
@FFO