• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

VÍDEO – AW119 da PRF intercepta e destrói helicóptero clandestino na Amazônia

26 de junho de 2024
VÍDEO – AW119 da PRF intercepta e destrói helicóptero clandestino na Amazônia (Fonte: PRF).

VÍDEO – AW119 da PRF intercepta e destrói helicóptero clandestino na Amazônia. A tripulação de um helicóptero Leonardo AW119Kx Koala da Polícia Rodoviária Federal (PRF), matrícula PR-FKA, interceptou e destruiu um helicóptero Robinson R66 clandestino voando na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. A ação ocorreu no último domingo (23/06) e foi filmada pelos policiais.

De acordo com a PRF, a operação ocorreu durante um voo de reconhecimento na TIY com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e a Força Nacional. Durante a missão de rotina, o R66 de cor preta foi avistado em atitude suspeita, voando a baixa altitude, utilizando os rios e vales entre os morros para tentar se camuflar.

Foram realizadas tentativas de contato via rádio com o piloto do helicóptero clandestino, que também não mantinha contato com os órgãos de controle aéreo, os quais desconheciam a sua identificação e localização. Diante das negativas, foi iniciado o acompanhamento da aeronave suspeita, que perdurou por 2 horas e 20 minutos, até que o piloto pousou em uma área de mata fechada, provavelmente devido a falta de combustível.

Ao realizar o desembarque tático, a tripulação do AW119Kx da PRF observou que os ocupantes do R66 fugiram para o interior da floresta. Desta forma foi realizada a segurança do perímetro e a destruição da aeronave, que estava com a matrícula falsa de um avião de asas fixas. Após a inutilização do R66 a equipe retornou para a Base da PRF em Boa Vista (RR).

A ação ocorreu a cerca de 145 milhas náuticas (aproximadamente 265 km) a oeste de Boa Vista.
A ação ocorreu a cerca de 145 milhas náuticas (aproximadamente 265 km) a oeste de Boa Vista.

O monitoramento da área faz parte da operação OMAWE e visa o combate ao garimpo ilegal e a pistas de pouso clandestinas. No local, foram identificadas áreas de garimpo ativas, as quais tiveram suas bombas que são usadas na extração de ouro inutilizadas. Além disso, foi realizado levantamento de diversas pistas clandestinas utilizadas por aeronaves para transporte de carga, suprimentos, equipamentos e combustível para as operações de mineração.

Fonte: PRF

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login