VÍDEO: acidente fatal com Sukhoi Su-25 russo no Mar de Azov. Um jato de ataque russo Sukhoi Su-25 Frogfoot caiu ontem (17/07), no Mar de Azov, cidade de Yeysk, na área controlada pela Rússia, em Donetsk, território ucraniano. Apesar do piloto ter ejetado antes do impacto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu após ser resgatado.
Um porta-voz do Distrito Militar Sul disse à agência de notícias russa RIA Novosti, que o Su-25 estava em voo de treinamento, quando teve uma pane de motor, o que teria causado a queda nas águas costeiras da praia de Yeysk. Diversas testemunhas filmaram os último momentos do voo, bem como a ejeção do piloto.
Su-25 🇷🇺 si è schiantato durante un volo di addestramento a Yeysk, nel territorio di Krasnodar. Il pilota è stato recuperato dai soccorritori 🇷🇺, ignote le cause dello schianto. pic.twitter.com/5xAdH7339J
— OSINT-I (@OSINTI1) July 17, 2023
Uma rápida operação de resgate localizou o piloto com vida e, de acordo com as informações da mídia local, ele estava enrolado nas cordas do paraquedas e gravemente ferido. Encaminhado para o hospital local, o militar morreu posteriormente em decorrência dos ferimentos.
“Em nome dos residentes do distrito de Yeisk, expresso minhas condolências aos parentes do [piloto] do avião Su-25 que morreu”, escreveu Roman Bublik, funcionário do distrito de Yeysk, em seu Telegram.
As autoridades russas não divulgaram a qual Unidade pertencia o Su-25, mas analistas sugerem que ele pudesse estar operando a partir da Base da Aviação Naval de Yeysk, que vem desempenhando um importante papel estratégico para as operações aéreas na Ucrânia.
O grupo de especialistas Oryx estima que a Força Aérea Russa tenha perdido cerca de 30 jatos de ataque Su-25 Frogfoot, desde o início do conflito na Ucrânia em fevereiro de 2022, incluindo o acidente de ontem.
@FFO
Um caça multifuncional Sukhoi Su-30 das Forças Armadas Russas caiu sobre edifícios de um bairro residencial na cidade de Irkutsk, na Sibéria. Ambos pilotos morreram no acidente ocorrido ontem (23/10), que não deixou nenhum ferido em solo.
Em "Notícias"
Um vídeo feito por um piloto russo mostra sua própria ejeção de um Sukhoi Su-25SM Frogfoot durante uma missão de combate em território ucraniano. As imagens foram inicialmente publicadas pelo canal russo Fighterbomber nas suas contas no Telegram e Youtube, e se espalhou nas redes sociais.
Em "Notícias"
O Ministério de Defesa da Ucrânia informou que em 72 horas, as suas baterias de defesa anti-aérea derrubaram nada menos que seis caças-bombardeiros da Rússia. Foram neutralizados quatro Sukhoi Su-34 e dois Su-35 entre sábado (17/02) e segunda-feira (19/02).
Em "Notícias"