VÍDEO: acidente fatal com Sukhoi Su-25 russo no Mar de Azov. Um jato de ataque russo Sukhoi Su-25 Frogfoot caiu ontem (17/07), no Mar de Azov, cidade de Yeysk, na área controlada pela Rússia, em Donetsk, território ucraniano. Apesar do piloto ter ejetado antes do impacto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu após ser resgatado.
Um porta-voz do Distrito Militar Sul disse à agência de notícias russa RIA Novosti, que o Su-25 estava em voo de treinamento, quando teve uma pane de motor, o que teria causado a queda nas águas costeiras da praia de Yeysk. Diversas testemunhas filmaram os último momentos do voo, bem como a ejeção do piloto.
Uma rápida operação de resgate localizou o piloto com vida e, de acordo com as informações da mídia local, ele estava enrolado nas cordas do paraquedas e gravemente ferido. Encaminhado para o hospital local, o militar morreu posteriormente em decorrência dos ferimentos.
“Em nome dos residentes do distrito de Yeisk, expresso minhas condolências aos parentes do [piloto] do avião Su-25 que morreu”, escreveu Roman Bublik, funcionário do distrito de Yeysk, em seu Telegram.
As autoridades russas não divulgaram a qual Unidade pertencia o Su-25, mas analistas sugerem que ele pudesse estar operando a partir da Base da Aviação Naval de Yeysk, que vem desempenhando um importante papel estratégico para as operações aéreas na Ucrânia.
O grupo de especialistas Oryx estima que a Força Aérea Russa tenha perdido cerca de 30 jatos de ataque Su-25 Frogfoot, desde o início do conflito na Ucrânia em fevereiro de 2022, incluindo o acidente de ontem.
@FFO