VÍDEO: acidente com o único A-20 Havoc em condições de voo no mundo. O único caça-bombardeiro Douglas A-20G Havoc em condições de voo no mundo sofreu danos significativos ao realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Laredo, no Texas.
O fato aconteceu no domingo (16/02), durante o WBCA Stars and Stripes Air Show. Segundo informações preliminares, a aeronave de 82 anos, matrícula civil N747HS, realizava uma apresentação quando teria sofrido uma pane no motor 2 (direito), possivelmente com indicação de fogo, levando o piloto a pousar em uma área gramada ao norte da pista.
De acordo com as autoridades de Laredo, um incêndio se iniciou logo após o pouso, mas foi rapidamente controlado pelos bombeiros. O piloto foi retirado da aeronave com ferimentos na cabeça e levado para um hospital em San Antonio.
Considerado um verdadeiro warbird, o Douglas A-20 Havoc foi amplamente utilizado em missões de bombardeiro, ataque ao solo e caça noturno durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar das mais de 7.400 aeronaves produzidos pela Douglas e pela Boeing, poucos sobreviveram às missões de combate.
A aeronave acidentada foi fabricada em 1943 para a Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF), sob matrícula militar original 43-21709 (c/n 21356). Desde 2010 pertencia à fundação Lewis Air Legends, de San Antonio, no Texas. Uma investigação foi iniciada para apontar a causa do acidente.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO