VÍDEO: acidente com o F-35B nos Estados Unidos. Um vídeo amador divulgado recentemente pelo The Aviationist, mostra o momento da queda do caça F-35B Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) na terça-feira (28/05). O caça caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional de Albuquerque Sunport, Novo México, EUA, deixando piloto gravemente ferido após a ejeção.
O vídeo foi gravado por Alex McCready que, na verdade fotografou utilizando o recurso Live Photos do seu iPhone, que registra simultaneamente um vídeo curto de 1,5 segundo antes e depois do “clique fotográfico”. O filme mostra a aeronave voando extremamente baixo até colidir com o solo e, claramente, é possível ver o piloto ejetando.
Como noticiado no dia do acidente, o piloto realizou uma decolagem em configuração STOVL (Short Take Off and Vertical Landing), no qual a aeronave mantém um ângulo de ataque acentuado, a porta ventral de exaustão do motor aberta e o bocal do escapamento na posição voltada para baixo, o que gerou uma enorme nuvem de poeira. Por algum motivo o caça não ganhou altitude, forçando o piloto a ejetar momentos antes da colisão contra o solo.
A Lockheed Martin disse que o F-35B estava em voo de translado da sua fábrica em Fort Worth, no Texas, para a Base Aérea de Edwards, na Califórnia, e teria efetuado uma escala técnica para abastecimento na Base Aérea de Kirtland, localizada na área militar do Aeroporto de Albuquerque Sunport.
Conforme o The Aviationist, o F-35B acidentado era um dos últimos na configuração Technology Refresh 2 (TR-2), entregue para o governo em setembro de 2023. Esta versão versão será substituída pela TR-3, que está sofrendo atrasos nos testes. No dia do acidente, o caça naval dos USMC estava sendo levado para Edwards por um piloto da USAF à serviço da Agência de Gestão de Contratos de Defesa. Foi aberta uma comissão de investigação para apontar as causas do acidente.
@FFO