VIDEO: acidente com Mil-17 do Exército Colombiano . Um helicóptero Mil Mi-17 da Divisão de Aviação de Assalto Aéreo do Exército Colombiano sofreu um acidente na manhã de ontem (15/10), no município de Anorí, departamento de Antioquia. A aeronave realizava uma missão de reabastecimento das tropas destacadas no oeste do país.
De acordo com as imagens divulgadas nas redes sociais, o helicóptero Mi-17, matrícula EJC3378, caiu sobre algumas residências de Anorí. Em comunicado oficial, a Divisão de Aviação de Assalto Aéreo disse que cinco militares e dois civis ficaram feridos, e foram transferidos para o hospital municipal onde receberam atendimento e seu estado de saúde estável.
“A Divisão de Aviação de Assalto Aéreo ativou os protocolos correspondentes e enviou uma equipe de especialistas e técnicos ao local do acidente para investigar as causas do acidente. Tropas da Sétima Divisão do Exército Colombiano cercaram a área para proteção e trabalhos de resgate. Os militares fornecerão atenção aos feridos e seus familiares. O Exército Nacional, juntamente com o Governo de Antioquia, apoiará as famílias afetada na reconstrução das suas casas”, informou o comunicado oficial
Curiosamente este é o segundo acidente envolvendo o helicóptero Mi-17 EJC 3378. Em 2015 ele caiu na localizada de Páramo del Sumapaz, possivelmente afetado pelos fortes ventos cruzados. Naquela ocasião três soldados ficaram feridos. Posteriormente a empresa russa Rosoboronexport foi contratada para recuperar o aparelho, que também passou por modernização.
Atualmente a Divisão de Aviação do Exército Colombiano possui uma frota de 21 helicópteros Mi-17 que realizam uma ampla gama de missões, incluindo evacuações aeromédicas, transporte de pessoal, abastecimento de tropas, combate a incêndios, transporte de carga, lançamento de paraquedistas e ataques aéreos.
@FFO