Vídeo: acidente com C-130H das Filipinas vitimou mais de 50 pessoas. Tropas filipinas encontraram os últimos cinco corpos dos mortos no acidente do C-130H da Força Aérea das Filipinas (PhAF), ocorrido ontem (04/06), em Sulu, no sul do país. Dois sobreviventes feridos morreram no hospital, o que elevou o número de mortos para 52, neste que foi o pior desastre aéreo militar na história das Filipinas.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, o Lockheed C-130H Hercules, matrícula PhAF 5125, transportava 96 pessoas, sendo oito tripulantes e 88 militares do Exército das Filipinas. A aeronave ultrapassou o limite da pista de pouso do Aeroporto de Jolo, província de Sulu, colidindo contra algumas edificações na área externa do aeródromo, vitimando três pessoas em solo. Os resgatistas socorreram 47 sobreviventes que estava à bordo da aeronave.
O chefe do Estado-Maior Militar, General Cirilito Sobejana, teria dito à jornalistas no domingo que “o avião estava tentando recuperar a potência, mas falhou e caiu”, indicando um pouso além do ponto idela na pista, que conforme outro Oficial da PhAF, que já operou diversas vezes em Jolo, a pista é bastante curta, sendo necessário redobrar a atenção no pouso.
O Presidente das Flipinas, Rodrigo Duterte, seguiu para a cidade de Zamboanga nesta segunda-feira (05/07), onde se encontrou com alguns soldados feridos e participou dos funerais das vitimas. Muitos dos militares que embarcaram no C-130H em Cagayan de Oro, eram soldados recrutas recém-treinados, que seriam implantados no combate aos militantes terroristas do Abu Sayyaf.
Um vídeo feito por militares no domingo, mostrou momentos após o C-130H ter ultrapassado o limite da pista, resultando em uma grande coluna de fumaça. Uma investigação foi aberta para descobrir o que levou ao acidente. Toda frota de C-130 da PhAf está fora de operação até segunda ordem.
@FFO