Vídeo: acidente com Boeing 737 bombeiro na Austrália. Um Boeing 737-300 bombeiro, conhecido como “Fireliner”, da empresa Coulson Aviation, caiu na segunda-feira (06/02), durante uma missão de combate à incêndio florestal no Parque Nacional do Rio Fitzgerald, província da Austrália Ocidental, no sudoeste da Austrália. Os dois tripulantes escaparam com ferimentos leves e passam bem.
O Boeing 737-300, matrícula N619SW (c/n 28035), código “Bomber 139”, havia decolado do Aeroporto Regional Busselton-Margaret River às 15h30 (horário local), com destino ao Parque Nacional do Rio Fitzgerald, onde caiu por volta das 16h15, logo após lançar uma carga de líquido retardante sobre o incêndio.
O porta-voz do Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência local disse que os dois ocupantes do avião conseguiram sair do avião após o pouso não planejado. Ambos foram resgatados por uma equipe de um helicóptero-bombeiro, e levados para o Aeroporto de Ravensthorpe para os primeiros socorros, e depois foram transferidos pelo Royal Flying Doctor Service para o Royal Perth Hospital.
“Pilotar uma grande aeronave perto do solo nesses tipos de condições é extremamente desafiadora. Você voa lento e baixo para o líquido retardante cair de forma correta, enquanto enfrenta fortes correntes ascendentes e descendentes ocasionadas pela alta temperatura e turbulência orográfica”, disse um piloto à mídia local.
A Coulson divulgou nota informando que aguarda as investigações sobre o que poderia ter causado o acidente.
Além do 737 Fireliner, cuja capacidade é de 15 mil litros de líquido retardante, diversas outras aeronaves-bombeiro combatem o grande incêndio florestal no sudoeste australiano, que já queimou mais de 900 hectares no parque nacional, distante cerca de 460 quilômetros de Perth.
@FFO