Veterano da 2ª Guerra Mundial volta aos céus. Após cinco anos de restauração pela Vintage Wings, de Beach City, Ohio, o Douglas C-53 Skytrooper, batizado “Beach City Baby”, realizou seu primeiro voo no último sábado (14/05). A aeronave, registro civil N34DF, é uma versão de transporte de passageiros do C- 47 Skytrain/Dakota.
Fabricado em 1942 no esforço para a Segunda Guerra II, este C-53 Skytrooper foi entregue para o Ferry Command da USAAF sob a matrícula 41-20095 (c/n 04865), e inicialmente atribuído à North African Wing do Transport Command, onde desbravou a futura Rota do Atlântico Norte, muito utilizada em traslados e transporte de tropas para a Inglaterra.
Em 12 de novembro de 1942, o C-53 participou da invasão aliada no norte da África, conhecida como “Operação Tocha”. Eventualmente o 41-20095 operou para a North African Air Transport Command Wing, apoiando missões aliadas na Sicília e Itália.
Após “dar baixa do serviço militar”, o C-53 foi vendido para a empresa dinamarquesa Danish Airlines, onde recebeu o registro civil OY-DCE. Mais tarde esta empresa se fundiu com a SAS. Em outubro de 1952, o bimotor foi vendido para um operador privado nos EUA (N9959F), que o repassou para o Governador do Estado de Ohio, que o batizou como “Ohio One” (N34D). Posteriormente o avião foi doado para o Museu Nacional da USAF, em Dayton, Ohio, e seus motores foram repassados para o DC-3 da Universidade de Ohio.
Em 1990 o Skytrooper foi vendido para Kenneth W. Joseph, de Canton, Ohio, recebendo a matrícula N34DF. Após instalar novos motores e recolocá-lo em condições de voo, o avião foi transladado para Beach City, onde deveria passar por restauração, o que nunca ocorreu. Depois de algum o Skytrooper foi adquirido pela Vintage Wings Inc., que finalmente conseguiu recuperar este verdadeiro warbird.
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