

Versão biposta do caça furtivo chinês J-20 estaria operacional. Com a aproximação do Dia da Vitória, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) está intensificando os ensaios para o desfile aéreo que será realizado em 03 de setembro próximo. Com grande valor simbólico, especialmente por marcar o 80º aniversário da rendição japonesa, o evento também representa uma oportunidade de ver algumas das aeronaves mais modernas da China.
Este parece ser o caso da versão de dois assentos do caça furtivo de quinta geração J-20S Mighty Dragon da PLAAF, o qual foi recentemente visto ostentando um novo esquema de pintura e recursos que sugerem que essa aeronave poderia estar em operação ou estaria em processo de entrada em serviço.

Embora seu desenvolvimento seja conhecido desde pelo menos 2018, o J-20S — designação da versão biposta do J-20 — foi oficialmente revelado em novembro de 2024 no Salão Aeroespacial de Zhuhai, com seu primeiro voo tendo acontecido poucas semanas após.
As funções e missões que o J-20S poderia desempenhar são objeto de debates pela comunidade especializada. Especula-se que essa versão seria uma plataforma avançada de guerra eletrônica, poderia ser usado para controlar drones do tipo “ala leal”, bem como seria empregado em missões de supressão das defesas aéreas inimigas, aproveitando suas capacidades furtivas.

O design do radome do J-20S poderia acomodar o mesmo modelo do radar eletrônico AESA que integra a versão atualizada do J-20A, a qual teria maior capacidade e menor consumo de energia e dimensões. Além disso, um moderno sistema eletro-óptico pode ser notado montado sob o nariz do J-20S.
Por fim, a característica mais marcante vista nas recentes imagens é a nova pintura cinza-escuro. Especialistas sugerem que pode se tratar de uma nova tinta capaz de absorver ondas de radar, melhorando as capacidades furtivas do jato.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO