

Ventos de 178 km/h da tempestade Kristin danificam caças F-16 na Base Aérea de Monte Real em Portugal. Ao menos dois caças F-16M da Força Aérea Portuguesa (FAP) foram danificados na Base Aérea Nº 5 de Monte Real, em Leiria, após as portas do hangar em que estavam serem arrancadas pela força dos ventos da tempestade Kristin.
A depressão, ou tempestade Kristin, atingiu todo o território de Portugal, deixando mortos e inúmeros estragos no país. O evento meteorológico severo foi marcado por chuva intensa, precipitação de neve e rajadas de ventos extremamente fortes e incomuns.
Em nota oficial, a FAP informou: “A passagem da depressão Kristin afetou de forma significativa a zona de Leiria, com impactos notáveis registrados em Monte Real, local onde está implementada a Base Aérea N.º 5. Esta Unidade da Força Aérea sofreu danos significativos dos quais não resultaram feridos, cingindo-se a danos materiais avultados.”

A estação meteorológica da Base Aérea de Monte Real registrou rajadas de 178 km/h, considerada um recorde histórico pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O recorde anterior de 176,4 km/h foi registrado em 13 de fevereiro de 2018, durante a tempestade Leslie.
Em Coimbra, ao norte de Monte Real, o Aeroclube Municipal foi bastante danificado pelos fortes ventos da tempestade Kristin. Diversas aeronaves de pequeno porte ficaram destruídas após a estrutura de hangares (paredes, telhado, portas) caírem sobre as mesmas.
Apesar do núcleo mais potente da tempestade Kristin ter passado, há previsão do mau tempo persistir. Por este motivo, os órgãos de defesa civil e as Forças Armadas Portuguesas estão mantendo a prontidão para atender a população.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO