

Venezuela: LM-100J Hércules ligado à CIA pousou em Caracas. Um avião de transporte LM-100J Super Hércules da empresa americana Pallas Aviation, operou no Aeroporto Internacional de Caracas neste sábado (10/01). A Pallas é conhecida por fornecer serviços aéreos à CIA, a Agência de Inteligência Americana.
Segundo fontes, o LM-100 transportou uma delegação liderada pelo Embaixador interino dos EUA na Colômbia, John McNamara, que chegou em Caracas para dar início as conversas visando a retomada gradual das relações diplomáticas com a Venezuela. Isto ocorre na sequência dos eventos que, no dia 03 de janeiro culminaram na captura do ditador Nicolás Maduro.
Utilizando o indicativo de chamada “WDE08”, o Super Hércules matrícula americana N96MG, realizou um voo “bate-e-volta” entre Porto Rico e Caracas neste sábado. A movimentação foi registrada pelos sites de monitoração online, e o pouso do LM-100J branco foi filmado e fotografado.
A Pallas Aviation oferece serviços especializados em todo o mundo, particularmente para locais onde a maioria das empresas se recusa a operar. Para isso utiliza os cargueiros Lockheed Martin LM-100J Super Hercules, uma variante civil do C-130J. A Pallas mantém algumas aeronaves em Porto Rico, em apoio a missões do governo dos EUA na região do Caribe.
Em 2019, o governo dos EUA retirou a equipe e fechou sua Embaixada em Caracas, transferindo alguns funcionários para Bogotá, na Colômbia, onde foi ativada a base operacional da Unidade para Assuntos com a Venezuela.
A chegada da delegação dos EUA ocorre após uma declaração do Departamento de Estado delineando os próximos passos para o restabelecimento da presença diplomática na Venezuela. A visita tem como objetivo avaliar a segurança, instalações e as necessidades de para a reabertura gradual da embaixada em Caracas.
A breve escala do LM-100J ligado à CIA se soma ao contexto mais amplo do crescente envolvimento dos EUA em torno de Caracas e às discussões em andamento sobre a reabertura dos canais diplomáticos formais.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO