Venezuela inaugurou centro de manutenção de helicópteros russos. O Ministério Popular da Defesa da Venezuela recentemente inaugurou o Centro de Reparos e Manutenção de Helicópteros Multipropósito (CEMAREH), localizado no Aeroporto Brigadeiro-General Oswaldo Guevara Mujica, município de Acarigua, Estado de Portuguesa, noroeste do país. O CEMAREH é vinculado à empresa estatal Compañía Anónima Venezolana de Industrias Militares (CAVIM).
O recebimento de um helicóptero Mil Mi-17 V5 do Grupo Aéreo de Operaciones Especiales Nº 17 da Força Aérea Venezuelana, ou Aviación Militar Bolivariana (AMB), para uma revisão de 300 horas, marcou o início oficial das operações do CEMAREH. Uma cerimônia com a presença de autoridades militares e civis foi realizada nas instalações do Centro.
A previsão é que o Centro de Manutenção realize revisões de grande porte em todos os tipos de helicópteros de origem russa em serviço no país, como o Mi-17V5, Mi-172, Mi-26 e o Mi-35M. Além da AMB, utilizam esses aparelhos o Exército Bolivariano, a Marinha Bolivariana, a Guarda Nacional e o Instituto Nacional de Aviação Civil da Venezuela. Não foi informado se o Centro prestará serviços para terceiros.
O início das operações do CEMAREH foi adiado por 17 anos. O contrato com a estatal russa Rosoboronexport foi assinado em 2006 e o início das atividades estava previsto para 2012, entretanto o próprio CEMAREH foi criado apenas em 2013. A inauguração da unidade ocorreu em 2017, e apenas no ano passado começaram os primeiros treinamentos de técnicos e mecânicos.
@FFO