O Ministro do Interior e Justiça da Venezuela, Néstor Reverol, informou que um avião com matrícula americana, foi destruído pelas Forças Armadas no dia 4 de outubro, próximo a fronteira com a Colômbia, após entrar em espaço aéreo venezuelano ilegalmente. A aeronave estaria transportando drogas.
O G-1159A Gulfstream II, matrícula N305LR (c/n 305), fabricado em 1980, foi detectado pelos radares de vigilância do CODAI – Comando de Defensa Aeroespacial Integral, sobrevoando o Estado de Zulia, próximo à fronteira colombiana, negando-se a responder os questionamentos dos controladores da defesa aérea.
Não ficou claro se a aeronave foi danificada em voo, ou se teria pousado na pista clandestina do município de Machiques, onde foi encontrada e destruída. Imagens apresentadas pelos militares da Guarda Nacional Bolivariana, mostram o avião completamente destruído. O portal Red Radio VE informou que os tripulantes foram detidos, e se negaram a informar detalhes sobre a operação.
“Ao entrar no nosso território, e ser detectado pelos radares do Comando de Defesa Aeroespacial Integral, foram cumpridas as disposições da Lei de Controlo da Defesa Integral do Espaço Aéreo, neutralizando este avião após ignorar identificação e ordens de desembarque ”, explicou a Oficina Nacional Antidrogas, em suas redes sociais.
@FFO