Venezuela coloca em operação um Shorts SD3-60 e um Mi-171V5. A Aviação Militar Bolivariana da Venezuela (AMB) recentemente colocou em operação um bimotor de transporte Short SD3-60 e um helicóptero Mil Mi-17V5, que estavam fora de operação. O processo se enquadra no esforço de manutenção e aumento da prontidão operacional das forças armadas venezuelanas.
O Short SD3-60, matrícula 2358, estava há longo tempo fora de serviço, e foi submetido à inspeções de grande porte (C / 1C / D), além da revisão do conjunto motores e hélices, aviônicos e demais componentes. As tarefas foram realizadas pelo Esquadrão de Manutenção Nº 67, do Grupo de Transporte Aéreo Nº 6, com o apoio do Serviço de Manutenção de Aeronaves da AMB.
O Shorts SD3-60 é operado pelo Grupo de Transporte Aéreo Nº 6, sediado na Base Aérea El Libertador, em Arágua. Fabricado pela empresa britânica Short Brothers, o SD3-60 é uma aeronave de transporte para até 39 passageiros ou quatro toneladas de cargas.
Por sua vez, o Grupo Aéreo de Operações Especiais Nº 17 da AMB recebeu o primeiro helicóptero Mil Mi-17V-5 revisado nas instalações da Manutenção Aeronáutica e Diretoria de Desenvolvimento, em El Libertador, com o apoio de técnicos da empresa russa Rosoboronexport.
A aeronave, matrícula 61121, é atribuída ao Grupo de Operações Aéreas Especiais Nº 17, na Base Aérea “Tenente-Coronel Teófilo Luis Mendez”, na Ciudad Guayana, estado Bolívar, sul do País.
Em 2006 a Venezuela adquiriu 38 helicópteros Mi-17V-5 para os quatro componentes das Forças Armadas, sendo 20 para a Aviação do Exército, seis para a Aviação Naval, seis para a Guarda Nacional e seis para a Aviação Militar, que também recebeu dois Mi-172 VIP para transporte presidencial. Em 2019 o governo venezuelano firmou um contratou com a estatal Rosoboronexport, para a revisão de nove helicópteros Mi-17V-5 da frota das forças armadas.
@FFO