A U.S. Air Force VC-25 from the 89th Airlift Wing, known as Air Force One when the president of the United States is on board, performs a "touch and go" practice landing at Atlantic City International Airport, N.J., on Dec. 18. Atlantic City International Airport hosts a wide variety of aircraft, and is the home of the New Jersey Air National Guard's 177th Fighter Wing "Jersey Devils" and U.S. Coast Guard Air Station Atlantic City. The 89th Airlift Wing is located at Joint Base Andrews, Md. (U.S. Air National Guard photo by Tech. Sgt. Matt Hecht/Released)
VC-25B: novo Air Force One enfrenta atrasos adicionais. Embora a USAF e a Boeing ainda não tenham finalizado e divulgado um novo cronograma para o programa de substituição de aeronaves presidenciais VC-25A dos Estados Unidos, o que é certo que s novos VC-25B serão entregues com pelo menos 17 meses de atraso.
Esse cronograma não foi fechado porque não foi plenamente aceito pela USAF e pode mudar à medida que ela negocia com a Boeing. “Continuamos trabalhando em estreita colaboração com a Força Aérea em uma nova linha de base do cronograma seja aprovada”, disse a porta-voz da Boeing, Didi VanNierop, em comunicado oficial.
Durante uma mesa redonda esta manhã com repórteres no Simpósio de Guerra Aérea da Associação da Força Aérea, a executiva em exercício da USAF Darlene Costello reconheceu que o programa está “mais de um ano atrasado”.
“O importante é que o programa continuou. O tempo todo, temos progredido. Não estamos esperando por esse [novo cronograma] para começar o programa”, disse ela.
O cronograma inicial, previa a entrega do primeiro VC-25B em 2024. Agora que a USAF terminou sua revisão independente do cronograma, e levará de um mês a dois para que a Força Aérea e a Boeing finalizem o novo cronograma.
As notícias de um atraso no cronograma vieram a público pela primeira vez no verão passado, quando Darlene Costello disse aos legisladores que a Boeing havia informado a USAF de um atraso de 12 meses no programa. “Isso não significa que concordamos com isso ainda”, disse Costello então. “Nossa equipe do programa está analisando o que eles assumiram em seu cronograma e está fazendo … uma avaliação de risco do cronograma.” Ela acrescentou: “Eu não esperaria que [atraso] fosse mais do que o que a Boeing está dizendo”. Apesar do otimismo, fontes da USAF afirmam que a realidade é de 17 meses no mínimo de atraso, e com isto só em 2027 eles seriam entregues.
A Boeing apontou a pandemia do COVID-19 e a falência de sua agora extinta subcontratada GDC Technics como as principais causas do atraso. A GDC Technics estava sob contrato para construir os interiores do VC-25B, mas a Boeing cancelou o contrato e processou a GDC, alegando que a empresa estava mais de um ano atrasada. Quaisquer aumentos de custos associados ao atraso seriam arcados pela Boeing, devido à natureza de preço fixo de seu contrato de US$ 3,9 bilhões com a USAF.
Não é o primeiro problema com os futuros VC-25B que a Boeing passa. A Boeing abriu uma investigação em setembro de 2021 para apurar um fato no mínimo curioso: garrafas de tequila foram encontradas vazias dentro de um dos Boeing 747-8i que estão sendo convertidos para servir como novo Air force One. Vale lembrar que a USAF e a Boeing também tem discutido o assunto KC-46, que tem gerado várias dores de cabeça nos últimos anos.
Dois Boeing 747-85M, matriculados N894BA (c/n 42416/1519) e N895BA (c/n 42417/1523) que foram originalmente fabricados para a empresa russa Transaero Airlines, mas não foram entregues, em outubro de 2017 acabaram sendo adquiridos pelo governo dos EUA e transferidos para a USAF. Eles estão sendo convertidos desde 2020 na fábrica da Boeing em San Antonio/TX.
@CAS