Esse cronograma não foi fechado porque não foi plenamente aceito pela USAF e pode mudar à medida que ela negocia com a Boeing. “Continuamos trabalhando em estreita colaboração com a Força Aérea em uma nova linha de base do cronograma seja aprovada”, disse a porta-voz da Boeing, Didi VanNierop, em comunicado oficial.
Durante uma mesa redonda esta manhã com repórteres no Simpósio de Guerra Aérea da Associação da Força Aérea, a executiva em exercício da USAF Darlene Costello reconheceu que o programa está “mais de um ano atrasado”.
“O importante é que o programa continuou. O tempo todo, temos progredido. Não estamos esperando por esse [novo cronograma] para começar o programa”, disse ela.
O cronograma inicial, previa a entrega do primeiro VC-25B em 2024. Agora que a USAF terminou sua revisão independente do cronograma, e levará de um mês a dois para que a Força Aérea e a Boeing finalizem o novo cronograma.
As notícias de um atraso no cronograma vieram a público pela primeira vez no verão passado, quando Darlene Costello disse aos legisladores que a Boeing havia informado a USAF de um atraso de 12 meses no programa. “Isso não significa que concordamos com isso ainda”, disse Costello então. “Nossa equipe do programa está analisando o que eles assumiram em seu cronograma e está fazendo … uma avaliação de risco do cronograma.” Ela acrescentou: “Eu não esperaria que [atraso] fosse mais do que o que a Boeing está dizendo”. Apesar do otimismo, fontes da USAF afirmam que a realidade é de 17 meses no mínimo de atraso, e com isto só em 2027 eles seriam entregues.
A Boeing apontou a pandemia do COVID-19 e a falência de sua agora extinta subcontratada GDC Technics como as principais causas do atraso. A GDC Technics estava sob contrato para construir os interiores do VC-25B, mas a Boeing cancelou o contrato e processou a GDC, alegando que a empresa estava mais de um ano atrasada. Quaisquer aumentos de custos associados ao atraso seriam arcados pela Boeing, devido à natureza de preço fixo de seu contrato de US$ 3,9 bilhões com a USAF.
Não é o primeiro problema com os futuros VC-25B que a Boeing passa. A Boeing abriu uma investigação em setembro de 2021 para apurar um fato no mínimo curioso: garrafas de tequila foram encontradas vazias dentro de um dos Boeing 747-8i que estão sendo convertidos para servir como novo Air force One. Vale lembrar que a USAF e a Boeing também tem discutido o assunto KC-46, que tem gerado várias dores de cabeça nos últimos anos.
Dois Boeing 747-85M, matriculados N894BA (c/n 42416/1519) e N895BA (c/n 42417/1523) que foram originalmente fabricados para a empresa russa Transaero Airlines, mas não foram entregues, em outubro de 2017 acabaram sendo adquiridos pelo governo dos EUA e transferidos para a USAF. Eles estão sendo convertidos desde 2020 na fábrica da Boeing em San Antonio/TX.
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