USSOCOM: progride o programa MPE-M. O Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM — United States Special Operations Command) está se preparando para realizar testes de desenvolvimento com a fuselagem Altius 700 como parte do programa Maritime Precision Engagement-Munition (MPE-M).
Dirigindo-se aos delegados na Conferência da Indústria das Forças de Operações Especiais (SOFIC — Special Operations Forces Industry Conference) em 17 de maio, representantes do Escritório Executivo do Programa (PEO — Program Executive Office) das Forças de Operações Especiais (SOF — Special Operations Forces), disseram que o Area-I Altius 700 —com uma nova solução de carga útil cinética de 30 lb — irá apoiar o Bloco 1 do programa MPE-M.
A notícia vem com a conclusão das atividades de redução de risco de software e integração para a carga útil Altius 600 para MPE-M. O bloco 1 do programa MPE-M inclui a integração de uma estação de armas remota de .50 cal. No entanto, a AeroVironment também está apoiando o teste e a avaliação do MPE-M com uma variante de seu sistema de mísseis Switchblade 600, após um contrato de US$ 26 milhões concedido em abril de 2021.
O vice-presidente da AeroVironment para sistemas de mísseis táticos, Brett Hush, disse em 17 de maio que uma ‘evolução’ do Switchblade 600 já estava a 10 meses em um programa de desenvolvimento com o Comando de Guerra Especial Naval dos EUA, que o lançaria de navios de superfície como parte do MPE-M.
O programa MPE-M visa implantar “munições de vadiagem aérea” em embarcações combatentes com orientação terminal man-in-the-loop contra alvos terrestres e marítimos, principalmente quando o apoio de artilharia da Marinha dos EUA não estiver disponível.
Junto com o sistema de munição lançada pelo ar, o MPE-M também será conectado à solução Combatant Craft Forward Looking Infrared (CCFLIR2) da USSOCOM, que inclui o SeaFLIR 280-HD da Teledyne FLIR. A Technical Solutions (uma divisão da HII e anteriormente conhecida como Alion Science and Technology) é a principal contratante do programa.
@CAS