USS Nimitz pronto para missão até 2026. O porta-aviões USS Nimitz (CVN 68) concluiu no final do mês passado, enquanto estava no Oceano Pacífico, seu primeiro exercício de disponibilidade incremental, após ser submetido à atualizações, avançando mais um passo em direção ao retorno à disponibilidade operacional. A informação foi divulgada em 15/10 pela Marinha dos EUA (USN).
Após encerrar o exercício, toda a tripulação do Nimitz foi submetida ao “Problema de Avaliação Final” (FEP), um teste de comando adaptado especificamente ao portfólio de treinamento e às expectativas da próxima implantação do navio. Agora, agora o Nimitz entra na fase de pré-implantação, que se concentra na preparação do navio para o Exercício da Unidade de Treinamento Composto (COMPTUEX) e eventual implantação.
“Superamos o primeiro grande obstáculo do processo de treinamento e avaliação pré-implantação do Nimitz”, disse o Capitão Douglas Graber, Oficial Comandante do Nimitz. “Foi uma evolução difícil, mas as longas horas de treinamento e preparação que investimos realmente valeram a pena. Eu não poderia estar mais orgulhoso de nossa tripulação e seu desempenho durante todo o processo de avaliação.”
O USS Nimitz concluiu sua Disponibilidade Incremental Planejada (PIA) em 22 de junho deste ano, encerrando um período de manutenção de quase sete meses, iniciado em janeiro. Com isso, a US Navy está estendendo a vida útil do CVN-68 para compensar atrasos na construção dos novos porta-aviões da classe Gerald Ford, que devem substituir os antigos navios da classe Nimitz.
Inicialmente, o USS Nimitz estava programado para ser aposentado em 2025, mas agora, a Marinha Americana projeta sua aposentadoria para o mês de maio de 2026.
@FFO