• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USS John F. Kennedy (CV 67) faz a sua viagem final

1 de fevereiro de 2025
USS John F. Kennedy (CV 67) faz a sua viagem final. O USS John F. Kennedy  em um estaleiro de manutenção de navios inativos na Filadélfia, Pensilvânia. Foto: Peter Miller
USS John F. Kennedy (CV 67) faz a sua viagem final. O USS John F. Kennedy em um estaleiro de manutenção de navios inativos na Filadélfia, Pensilvânia. Foto: Peter Miller.

USS John F. Kennedy (CV 67) faz a sua viagem final. O último porta-aviões com propulsão convencional da US Navy, o USS John F. Kennedy (CV-67) está a caminho de ser desmantelado. O navio, que estava em um estaleiro da Marinha desde agosto de 2007, iniciou sua viagem final para Bronsville, Texas, na quinta-feira 16/01.

Nomeado em homenagem ao presidente democrata assassinado em novembro de 1963, o USS John F. Kennedy foi comissionado em setembro de 1968 e marcou o fim dos porta-aviões movidos a turbinas a gás, A partir daí, eles substituídos por navios movidos a energia nuclear a partir do USS Enterprise (CVN-65) e das classes Nimitz e Ford.

Embora faça parte da classe Kitty Hawk, o CV-67 passou por diversas modificações a ponto de ser considerado uma subclasse de porta-aviões. Em seus quase 40 anos de serviço, o porta-aviões navegou pelos oceanos e mares realizando centenas de missões, incluindo momentos de tensão no Oriente Médio e no Norte da África.

Após o ataque terrorista em setembro de 2001, o USS John F. Kennedy conduziu patrulhas aéreas ao longo da Costa Leste dos Estados Unidos como parte da Operação Noble Eagle. No ano seguinte, o CV-67 navegou para o Oriente Médio para apoiar as Operações Anaconda e Enduring Freedom, além de participar da Operação Irai Freedom em julho de 2004.

O porta-aviões CV-67 serviu na US Navyentre 1968 e 2007. Foto: USN.
O porta-aviões CV-67 serviu na US Navyentre 1968 e 2007. Foto: USN.

Uma viagem mais rápida. “O ex-John F. Kennedy sempre será lembrado como um símbolo de liberdade duradoura e um farol de esperança e paz durante os tempos difíceis em nossa nação”, disse o Contra-Almirante Bill Greene, Diretor de Manutenção, Modernização e Sustentação de Navios de Superfície.

O USS John F. Kennedy e o USS Kitty Hawk (CV-63) foram vendidos pela Marinha em outubro de 2021 para um estaleiro privado por um centavo cada. O valor simbólico é explicado pelos custos de rebocá-los até o local de desmantelamento, onde a empresa lucrará com parte do material. Ao contrário do Kitty Hawk, que teve que contornar a América do Sul em 2022, o John F. Kennedy fará uma viagem mais rápida pelo Golfo do México. Não há um prazo conhecido para a conclusão dos serviços de desmontagem.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login