USS Gerald R. Ford partiu para primeira missão operacional. O porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN-78), nau capitânia do “Gerald R. Ford Carrier Strike Group” (GRFCSG), partiu em 02 de maio da Estação Naval de Norfolk para a sua primeira missão internacional de combate. Em 2022 ele participou de uma implantação de testes nas áreas da 2ª e da 6ª Frota.
“Este grupo de ataque é a pedra angular das operações avançadas da nossa Marinha, capaz de atender a qualquer tarefa fornecida pelos comandantes combatentes para garantir a paz e a estabilidade no mar. Nossa presença no mar durante toda a implantação fornecerá garantias aos nossos parceiros e aliados de que as rotas marítimas permanecerão abertas e nossas operações conjuntas demonstrarão nosso compromisso com a interoperabilidade e a estabilidade marítima”, disse o Contra-Almirante Gregory Clark Huffman, Comandante do CSG12.
O USS Gerald R. Ford é o mais novo porta-aviões da US Navy, com uma capacidade para até 90 aviões de diversos modelos. Entre seus modernos sistemas e equipamentos, o CVN-78 é equipado com um inovador sistema eletromagnético para o lançamento das aeronaves (EMALS), no lugar das tradicionais catapultas a vapor. Além de aumentar muito a capacidade de lançamentos, sua operação requer menor quantidade de operadores.
O CVN-78 é o primeiro prota-aviões da Classe USS Gerald R. Ford, e nessa implantação serão operacionalizadas uma série de novas tecnologias embarcadas. “Este navio e sua tripulação estão remodelando as capacidades da nossa Marinha e fortalecendo o futuro da aviação naval”, disse o Capitão Rick Burgess, Comandante do USS Ford.
Com cerca de 6.000 marinheiros, o GRFCSG é composto por unidades do CSG 12, Carrier Air Wing (CVW) 8 e Destroyer Squadron (DESRON) 2.
O USS G. R. Ford será escoltado pelo cruzador de mísseis guiados USS Normandy (CG-60) e pelos destróieres de mísseis guiados USS Ramage (DDG-61), USS McFaul (DDG-74) e USS Thomas Hudner (DDG-116), que compõem o DESRON 2.
A Ala de Aviação embarcada do GRFCSG (CVW 8) será composta pelos seguinte Esquadrões:
O comunicado na US Navy não informou quais áreas operacionais serão cobertas pelo GRFCSG. Oficiais disseram ao USNI News que o USS Ford continuará a presença de porta-aviões dos EUA no Mar Mediterrâneo, em operações consistentes iniciadas em dezembro de 2021, dois meses antes da invasão russa da Ucrânia.
Fonte: US Navy
@FFO