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USN recupera F-35C acidentado no Mar da China

5 de março de 2022
USN recupera F-35C acidentado no Mar da China. F-35C ainda flutuando, logo após cair do deck do Vinson (Foto: USN).
USN recupera F-35C acidentado no Mar da China. F-35C ainda flutuando, logo após cair do deck do Vinson (Foto: USN).

USN recupera F-35C acidentado no Mar da China. Equipes de resgate da US Navy, que operaram a partir de um navio de resgate comercial, recuperaram o caça Lockheed Martin F-35C Lightning II que sofreu um acidente no dia 24 de janeiro ao pousar a bordo do porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70) da US Navy, que estava em comissão no mar da China Meridional. A informação foi confirmada por um porta-voz da U.S. 7th Fleet’s (7ª Frota da USN).

USN recupera F-35C acidentado no Mar da China. F-35C do VFA-147 similar ao perdido no dia 24 de janeiro (Foto: USN).
USN recupera F-35C acidentado no Mar da China. F-35C do VFA-147 similar ao perdido no dia 24 de janeiro (Foto: USN).

O F-35C VFA-147 “Argonautas” da Carrier Air Wing (CVW) 2 foi retirado do fundo do Mar da China Meridional pelo pessoal da Marinha, a bordo do navio offshore DSCV Picasso , que partiu de Okinawa em 23 de fevereiro. A Marinha enviou pessoal U.S. 7th Fleet’s Task Force (CTF) 75 e do  Naval Sea Systems Command (NAVSEA). O Picasso é uma embarcação projetada para mergulho profundos e salvamentos para indústrias offshore, de acordo com o proprietário Ultra Deep Solutions.

USN recupera F-35C acidentado no Mar da China. F-35C do VFA-147 a bordo do DSVC Picasso após ser recuperado (Foto: USN).
USN recupera F-35C acidentado no Mar da China. F-35C do VFA-147 a bordo do DSVC Picasso após ser recuperado (Foto: USN).

“Os destroços foram recuperados de uma profundidade de aproximadamente 12.400 pés por uma equipe do CTF 75 e do Supervisor de Salvamento e Mergulho da NAVSEA (SUPSALV). A aeronave foi recuperada usando um CURV-21, um veículo operado remotamente (ROV – Rremotely Operated Vehicle), que conectou cordas especializadas e linhas de içamento à aeronave. O gancho de içamento do guindaste do navio foi então abaixado até o fundo do mar e conectado ao cordame, que então levantou a aeronave para a superfície e içou-a a bordo do Picasso“, disse um comunicado oficial da USN.

A recuperação da aeronave alivia os temores de que a China ou a Rússia pudessem por as mãos na aeronave, podendo replicar ou fazer engenharia reversa ou descobrir maneiras de derrotar o F-35. Embora a Marinha não tenha especificado onde as operações de resgate ocorreram, a Guarda Costeira do Japão emitiu um aviso aos marinheiros no final de janeiro alertando sobre as operações de resgate a cerca de 170 milhas a oeste da ilha filipina de Luzon.

Local do acidente.
Local do acidente.

De acordo com um vídeo do pouso, que vazou nas mídias sociais, o F-35C estava muito baixo em sua aproximação no convés de voo e atingiu a quina deck do porta-aviões, derrapando de barriga e girando 180 graus. O caça deslizou pelo convés a cerca de 95 milhas por hora antes de cair da borda. O acidente feriu sete marinheiros, incluindo o piloto que conseguiu se ejetar do caça antes dele atingir a água e afundar. A causa do acidente está atualmente sob investigação.

Vídeo do acidente.

@CAS

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