A USN testou em 15 de outubro a validade planejamento de manutenção e manuais técnicos do novo Next Generation Jammer Mid-Band (NGJ-MB) durante uma recente demonstração de logística na Naval Air Station (NAS) de Patuxent River, Maryland.
O evento teste realizou procedimentos de manutenção em um pod de teste de engenharia NGJ-MB, o que incluiu a remoção e reinstalação de componentes do pod. Os mantenedores da frota também verificaram os procedimentos passo a passo dos manuais técnicos, validaram e testaram os novos equipamentos de suporte e forneceram feedback para a equipe.
“A demonstração foi inestimável e, para alguns de nós que fazemos parte da comunidade de Ataque Eletrônico (EA) há tanto tempo, é uma honra ter a oportunidade de fazer parte disso e fornecer informações e experiência no assunto”, disse Técnico em Eletrônica de Aviação de 1ª Classe Larry Basham, Escola de Armas de Ataque Eletrônico, NAS Whidbey Island, Washington.
“Sempre há rumores sobre o que é o pod [NGJ] e que será mais fácil de trabalhar do que o ALQ-99 [Sistema de Jamming Tático usado atualmente pela frota], mas eles são completamente diferentes”, disse Basham. “As coisas que eu pensei que seriam difíceis com base nos manuais e no treinamento em sala de aula foram mais fáceis e algumas coisas que você achou que seriam mais fáceis não foram.”
Danielle Raffa-Schubert, líder do Teste e Avaliação de Suportabilidade, que coordenou a demonstração de logística, disse que o objetivo da demonstração era permitir que os marinheiros que não tinham visto o pod NGJ-MB recebessem treinamento em sala de aula e depois executassem os procedimentos e manuais, enquanto mantinham a segurança do pod, da aeronave e das pessoas.
O sistema NGJ-MB, desenvolvido pela Raytheon Intelligence and Space, é parte de um sistema NGJ que ampliará e, por fim, substituirá o pod ALQ-99 atualmente usado nos EA-18G Growler. O NGJ-MB é um pod de interferência externo que aborda ameaças avançadas e emergentes, usando as mais recentes tecnologias digitais, baseadas em softwares e varredura eletrônica ativa (Active Eletronicically Scanned Array) que fornece recursos avançados as unidade de Guerra Eletrônica para interromper, negar e degradar os sistemas de defesa aérea e de comunicação terrestre do inimigo. O NGJ-MB está programado para ter sua capacidade operacional inicial em 2022.
@CAS